Logo no início do ataque, as primeiras reações de quem estava na boate Pulse ou nos arreadores começaram a aparecer na internet e hoje, com as primeiras notícias sobre o crime, as reações de grupos sociais, celebridades e autoridades também começaram aparecer.
Acompanha algumas das reações à chocante tragédia que se tornou o maior atentado por um atirador da história dos Estados Unidos.
Primeiras reações
Ainda no começo do ataque, quando as pessoas da boate perceberam a presença do atirador, as reações apareceram nas redes sociais. O perfil da Pulse no Facebook alertou a todos para irem embora imediatamente. Nos comentários do post, as primeiras informações foram aparecendo.
Com o choque inicial e a busca por informações, famílias, amigos e jornalistas buscavam entrar em contato com as vítimas ou pessoas nos arredores da boate para tentar entender o caso. No Twitter, as primeiras informações foram sendo divulgadas. Um jornalista chegou a divulgar uma última mensagem de um jovem que estava na boate para a mãe com os dizeres: ‘Eu te amo, ele vai nos matar’.
Desespero dos sobreviventes
Quem conseguiu se esconder do atirador ainda dentro da boate, usou a internet para pedir ajuda às autoridades. Pessoas relatavam estarem escondidas em banheiros ou vestiários dentro da boate. Os sobreviventes ainda contaram que havia muito sangue por todos os lados e o assassino ria enquanto atirava nas pessoas.
Comunidade LGBT
Por se tratar de uma boate voltada para o público gay, a comunidade LGBT rapidamente passou a se movimentar para tentar ajudar os sobreviventes e chamar a atenção para a causa. Em junho, o mês do orgulho gay está sendo celebrado nos Estados Unidos.
Celebridades
Várias celebridades também usaram a internet para demonstrar tristeza e solidariedade às vitimas e às famílias. As reações das celebridades assumidamente homossexuais como Ricky Martin, Lance Bass, Ellen DeGeneres e Adam Lambart emocionaram.
Doações e solidariedade
Em razão do alto número de vítimas feridas sobreviventes, os hospitais de Orlando buscam doações de sangue e colaborações em toda a região. Rapidamente as filas nos bancos de sangue cresceram e passaram a tomar as ruas e quarteirões.
Comunidade Islâmica
Em razão das primeiras informações sobre o atirador apontarem suas ligações e simpatias com o Estado Islâmico, a comunidade rapidamente se pronunciou sobre o crime. Rasha Mubarak, representate islâmico em Orlando, fez um pronunciamento público onde condenou o ataque, que classificou como monstruoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário