Um tipo de planta curiosa está tomando conta da pequena cidade australiana de Wangaratta. Trata-se da Panicum effusum, um tipo de grama típica da Austrália que é comum nessa época do ano.
No começo, foi engraçado encontrar grandes porções de Panicum effusum pela cidade, mas o crescimento da grama está fora de proporção. Em algumas residências da região, a grama chegou à altura do teto. "Não é fora do comum termos essa grama aqui nessa época", disse o bombeiro Trevor Logan ao Domain. "Não consigo acreditar no que aconteceu nesse ano."
De acordo com o Science Alert, as autoridades de Wangaratta especulam que essa abundância da grama foi causada pelo clima, que em 2016 foi mais seco que o normal.
As ovelhas que comem bastante da planta podem ficar doentes. Quando a Panicum Effusum morre, ela se torna uma espécie de grama seca, parecida com o feno. Se a planta estiver seca, deixa de ser um perigo para os animais. "A grama não vai matar os cachorros e gatos das pessoas, só está fazendo uma grande bagunça", disse o veterinário Richard Evans em entrevista à BBC.
As autoridades de Wangaratta também não acreditam que a grama seja uma ameaça de incêndio. Por conta disso, dizem que não há nada que possam fazer – só aconselhar os cidadãos a borrifarem água regularmente na grama.
Os moradores da cidade estão fazendo o possível para limpar as ruas e deixar a grama longe de suas casas. Mas como diz uma das moradoras, esse processo é "fisica e mentalmente exaustivo".
Fonte: revistagalileu.globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário